Logo Prefeitura de Salvador

Web série Cronofotografia estreia no dia 30 e aborda a instabilidade dos espaços culturais de Salvador

Publicado: 26/04/2022-13:48

No dia 30 de abril, estreia no canal do YouTube da produtora Assuviu a web série Cronofotografia, que em cinco episódios irá abordar o tema da instabilidade de espaços e projetos culturais de Salvador. O projeto é idealizado, produzido e roteirizado pelo artista e publicitário Tincoan.

O Cronofotografia nasceu como ideia há cinco anos, quando o idealizador da web série passou a perceber a movimentação de artistas independentes de Salvador e decidiu criar um projeto de comunicação que falasse sobre arte independente da capital baiana e Região Metropolitana.

Junto a isso, Tincoan também notou que há algum tempo a cidade de Salvador estava perdendo diversos espaços culturais. Com a pandemia da Covid-19, esse processo foi intensificado ao máximo e o tema da instabilidade desses espaços e projetos culturais nunca esteve tão latente quanto agora.

Na fase de pesquisa, ao assistir uma reportagem sobre a retomada da cultura na cidade, algumas coisas chamaram a atenção do realizador. Uma delas se tratava dos locais citados, com foco em espaços culturais de locais como Graça e Corredor da Vitória, bairros de classe média de Salvador. A segunda, foi em relação aos entrevistados, gestores desses espaços, todos eles sendo homens brancos e do Sudeste.

“Isso ficou gritante para mim. Me chamou a atenção esses locais e esses entrevistados, falando de espaços culturais de Salvador, uma cidade onde a maior parcela da população é preta. Aquilo me deixou muito incomodado”, conta Tincoan.

Com essa inquietação, a perspectiva do projeto mudou. Tincoan e a equipe, formada por Victor de Rosa (roteiro) e Razzga Mortalha (produção), decidiram alterar os locais que abordariam nessa temporada e pensar numa perspectiva diferente, introduzindo convidados que atuam em projetos que estão fora da curva do que é mainstream, mas ainda com o foco em investigar o que faz com que muitos desses espaços e projetos passem por essa instabilidade de se manter, principalmente economicamente. “O Cronofotografia é um projeto muito vivo. Me surpreendeu muito o timing da execução dele”, resume o idealizador da web série.

As pesquisas dos locais que seriam retratados na série tiveram início durante o mês de janeiro e foi nessa etapa que a equipe percebeu as múltiplas possibilidades de narrativas que o Cronofotografia poderia apresentar, com o tema foco do projeto podendo se desdobrar ainda por muitos episódios.

“Na pesquisa conseguimos vislumbrar a potencialidade do Cronofotografia enquanto projeto de temporadas e tenho a vontade, o desejo, de realizar isso. Esse tema levanta diversas questões e ainda há muito o que falar”, afirma Tincoan.

O realizador também destaca o aspecto político dessa temporada do Cronofotografia, pensada justamente para um ano de eleição e pós pandemia. Todos os episódios dessa temporada começam com cada convidado respondendo à pergunta: “Qual mensagem você mandaria para as instituições que regulamentam as políticas públicas de cultura da cidade?”. Para Tincoan, todas as respostas são muito potentes e afirmam o desejo do Cronofotografia como projeto para a contribuição na discussão de como viabilizar o viver de arte e cultura na cidade de Salvador.

O Cronofotografia não é uma série documental no seu estilo clássico. Ela brinca com formas narrativas e mistura essa investigação com um programa de entrevista. Segundo o idealizador, essa foi uma forma que encontraram também de viabilizar a produção com orçamento, tempo e possibilidades, principalmente por terem gravado durante a chegada da variante Omicron. O projeto se apoiou no virtual, mudando a linguagem que tinham em mente, para poder ser produzido.

A apresentação do Cronofotogtafia fica a cargo da drag queen e multiartista Malayka SN, que desempenha o papel de intermediadora das conversas nos cinco episódios. Para Tincoan, a presença da artista no projeto demarcou a potência do material. “Queria que ela fosse convidada porque ela é Malayka, mas quando ela virou essa entrevistadora deu um brilho para o projeto. A contribuição que ela trouxe, com todas as questões que ela tem, levaram as discussões para um outro nível”, conta o idealizador.

Os convidados dessa primeira temporada do Cronofotografia são Joyce Melo (Pagode Por Elas), Sandro Sussuarana (Sarau da Onça), Fabiano Passos (Fomentador da cena Hard Core e criador da web série Cena Morta) e Georgenes Isaac (Coletivo das Liliths). As gravações aconteceram nos dias 7, 10 e 11 de fevereiro.

O nome Cronofotografia é uma referência a um movimento científico na fotografia europeia, que tinha como objetivo fotografar o movimento do corpo humano. “Conceitualmente, o nome da série vem desse lugar. E entendendo que Salvador vive um momento marcante na produção artística, com figuras, movimentações e discursos importantes, a série Cronofotografia surge da vontade de registrar esse momento”, explica Tincoan.

Esse projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Prefeitura Municipal de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pelo governo federal por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Skip to content